Coordenação

Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE)

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE) e Coordenador do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR). Desenvolve estágio de Pós-doutorado no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - UL), Mestre em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, graduado em História na mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Religiões, História da Igreja Católica, História Contemporânea, História do Portugal Republicano e História do Brasil República. Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História das Religiões, a Igreja Católica no século XX, os intelectuais portugueses e brasileiros durante o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX e o ensino de história. É membro e componente da atual diretoria (2015 - 2018) do Centro de Estudos da História Cultural das Religiões (UNICAMP).

Currículo Lattes


Colaboradores (a)

Profa. Dr. Eliane Moura da Silva (UNICAMP)

Professora do Departamento de História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas- São Paulo desde 1990. Atualmente é Livre Docente MS-5. Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em História pela Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de pesquisa, docência e extensão são em História Moderna e Contemporânea, História Contemporânea dos Estados Unidos, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural das religiões, gênero e religião, história do missionarismo , teorias da história e historiografia.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Drance Elias da Silva (UNICAP)

Professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco - Mestrado em Ciências da Religião e do Bacharelado em Teologia. Possui Pós-doutorado pela Escola Superior de Teologia - RS (Faculdades EST), Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharelado em Filosofia (1989) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Bacharelado em Teologia (1989) pelo Instituto de Teologia do Recife (ITER). Tem experiência na área de Sociologia da Religião e Teologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da dádiva, Sociologia da Religião, Sociologia do dinheiro e sua relação com a Religião, Religião e Mudança Social. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Religiões, Identidades e Diálogos. Editor da Revista Teologia e Ciências da Religião da UNICAP.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Gustavo de Souza Oliveira (UEMG)

Professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Carangola/MG. Possui doutorado e mestrado em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Integrante do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR).

Currículo Lattes

Prof. Dr. Mário Ribeiro dos Santos (UPE)

Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Petrolina). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões - UFRPE (2008), Mestrado em História Social da Cultura Regional - UFRPE (2010) e Doutorado em História pela UFPE (2015). Na sua trajetória está o período de Docência no curso de especialização em Cultura Pernambucana da FAFIRE, a Coordenação de Conteúdo e Supervisão do Educativo e do Centro de Documentação do Museu Cais do Sertão (2014-2015); a Gestão do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, vinculado à Secretaria de Cultura do Recife (2010-2014). Tem experiência na área de patrimônio cultural, atuando principalmente com os seguintes temas: festas, história e cultura afro-brasileira e museus.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Paulo Julião da Silva (UFPE)

Professor de História da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC-PE) e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO-2004), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2006), Mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-2010) e Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2016). Como parte do doutorado realizou o Estágio de Pesquisa no Exterior (sandwich), como Pesquisador Visitante Júnior na The University of Texas at Austin, entre março e junho de 2013, tendo sido financiado pela FAPESP.

Currículo Lattes

Profa. Dra. Sara Cristina de Souza (UNICAMP)


Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase em História das Religiões, e pesquisadora do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR) - Gestão Coordenadora 2015/2018. Atualmente, pesquisa a representação do Islã na imprensa cristã dos Estados Unidos durante a Revolução Iraniana (1979). Seus interesses concentram-se em história das religiões na contemporaneidade, história contemporânea, história da imprensa, Estados Unidos da América, Islamismo, Cristianismo. Em 2015, foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e realizou estágio doutoral na University of Colorado Boulder (USA), no Center for Media, Religion, and Culture, supervisionada pelo Prof. Dr. Stewart M. Hoover entre abril e dezembro de 2015.

Currículo Lattes

Profa. Dra. Sylvana Maria Brandão de Aguiar (UFPE)

Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutora em Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em História pela UFPE e pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestrado em História pela UFPE. Pós-graduação, Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora da Coleção "História das Religiões no Brasil" com 7 volumes entre 2001 a 2016.

Currículo Lattes

Pesquisadores (a)

Prof. Dtrand. Dirceu Salviano Marques Marroquim (USP)

Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de História das Religiões e das práticas religiosas.

Currículo Lattes

Prof. Dtrand. Edjaelson Pedro da Silva (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Ciências da Religião, graduado em Teologia e Direito pela mesma instituição. Tem experiência na área do ensino de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática. Realiza pesquisas sobre a influência do protestantismo no aperfeiçoamento da ordem jurídica no Brasil Império, especialmente nos temas ligados a liberdade de consciência, liberdade de culto e casamento civil.

Prof. Dtrand. Harley Abrantes Moreira (UPE / UNICAMP)

Professor do curso de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco (UPE - Petrolina). Doutorando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR). Mestre em História Cultural dos Espaços, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente desenvolve a pesquisa "Missões Batistas Lusófonas na África Austral: Entre Alteridades e Colonialismos Culturais (1964-1992)", com período de estágio doutoral em Moçambique.

Currículo Lattes

Prof. Dtrand. José Roberto de Souza (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Mestre em Ciências da Religião (UNICAP); Mestre em Teologia e História (SPN); Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões (UFRPE); Bacharel em Teologia (SPN/UNICAP). Atualmente é coordenador do Departamento de História e professor de História da Igreja no Seminário Presbiteriano do Norte. É Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP).

Currículo Lattes

Profa. Dtrand. Júlia Rany Campos Uzun (UNICAMP)

Doutoranda em História Cultural da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e bolsista do CNPq. Sua pesquisa versa sobre a instalação das Irmãs Salesianas no Brasil, discutindo as especificidades de seus projetos de ensino para a definição de modelos de feminino durante o Brasil republicano, focando no recorte da Inspetoria Santa Catarina de Sena. Em pesquisa anterior, trabalhou com o desenvolvimento da cultura gospel nos Estados Unidos na região do Deep South. É Mestra em História Cultural (2013) pela mesma Universidade, tendo realizado intercâmbio como pesquisadora-investigadora no Colegio Mexiquense de Toluca (2012-2013), sob orientação da Profa. Dra. Milada Bazant Sanchez. É Licenciada (2006) e Bacharel (2007) em História pela Unicamp. Tem experiência em História Contemporânea, História da Educação, História da América Latina, México independente, memória e estudo de imagem.

Currículo Lattes

Prof. Dtrand. Leon Adan Gutierrez de Carvalho (UFPR)

 

Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desenvolve pesquisa sobre a história do movimento Hare Krishna e a grande imprensa no Brasil. Tem experiência nas seguintes áreas de estudo: História Contemporânea, História Cultural, História das Religiões, Teoria da História, História do movimento Hare Krishna e Hinduísmo. 


Prof. Dtrand. Márcio André Martins de Moraes (USP)

Doutorando em História na Universidade de São Paulo (USP). Graduado e mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No momento desenvolve tese sobre a vigilância da polícia política em torno de Dom Hélder Câmara e outros sacerdotes no decorrer da ditadura militar (1964-1985).

Currículo Lattes

Prof. Dtrand. Silvério Leal Pessoa (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduado em Psicopedagogia pela FAFIRE. Tem experiência na área de Artes como compositor e músico realizando diversas Tours entre a Europa, Ásia e Brasil, com 7 CDS lançados, dentre os quais 4 na Europa e 1 lançado na França e inédito no Brasil, um DVD gravado ao vivo. Autor do curso de extensão na UNICAP "Música e Religiosidade: o som das cavernas ao rock em conexão com o sagrado" e do livro "Religiosidade popular - França e Pernambuco: Diálogos, Expressões e Conexões (Fonte Editorial-SP).

Currículo Lattes

Bolsistas

Mariana Ferreira de Barros

Graduanda em Licenciatura em História na Universidade de Pernambuco (UPE). Participa do grupo de estudos História das Religiões e do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR)

Christinne Alves da Costa

Graduanda em Historia na Universidade de Pernambuco. Tem interesse em pesquisas sobre o ensino de História e História das Religiões. Atua como pesquisadora no Laboratória de Estudos da História das Religiões da Universidade de Pernambuco (LEHR / UPE) 


Edmilson Antonio da Silva Junior

Graduando em Licenciatura em História na Universidade de Pernambuco (UPE). Participa do grupo de estudos História das Religiões e do Laboratório de Estudos da História das Religiões LEHR. 

Evilly Ferreira Da Silva


Graduando em Licenciatura em História na Universidade de Pernambuco (UPE). Participa do grupo de estudos História das Religiões e do Laboratório de Estudos da História das Religiões LEHR.

Rayane Barbosa de Almeida

Graduanda em Licenciatura em História na Universidade de Pernambuco (UPE). Participa do grupo de estudos História das Religiões e do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR).