Publicações do LEHR

As parcerias desenvolvidas entre os integrantes do LEHR e os componentes de outras instituições de ensino e pesquisa têm contribuído para a publicação de materiais importantes para a historiografia, com abordagens sobre as religiões, a teoria da história e o ensino da história. O material pode ser adquirido nas principais livrarias do país ou em contato direto com o Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR).

E-mail: lehrupe@gmail.com 

Produção audiovisual 

Manoelzinho Salustiano: histórias de um mestre no terreiro

Produção audiovisual sobre a história de vida de Manoelzinho Salustiano, mestre da Cultura Popular e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Pernambuco. Projeto desenvolvido pelos membros do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR, Grupo de Pesquisa "História das Religiões e Práticas Culturais" e do Grupo de Estudos "Imagem, Memória e Cultura". A produção faz parte do projeto "Cultura e Memória: os mestres contam suas Histórias", financiado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, edital PROEC: 01/2021. Processo: PJ 86.

Clique aqui para acessar o vídeo.


Produção bibliográfica

MOURA, Carlos André Silva de; SILVA, Eliane Moura da; MOREIRA, Harley Abrantes (orgs.).Missões, Religião e Cultura: estudos de História entre os séculos XVIII e XX. Curitiba: Prismas, 2017.


As missões não são causa ou efeito da descoberta do Novo Mundo. Não são um problema cronológico ou causal e sim um problema cosmológico, antropológico e histórico. Não é apenas um aspecto da cristianização do mundo. É um caminho sistemático, complexo, inter-relacional, duradouro, cheio de imprevistos, mas que estabeleceram redes sociais e simbólicas que acabaram colocando as ortodoxias religiosas em crise diante do pluralismo imprevisível que surgiu com novas línguas, culturas e desafios comunicacionais. Nas missões, a religião se torna a linguagem intercultural por excelência da modernidade. Em seu interior surgem vocabulários, idiomas, gramáticas, baseados na necessidade de comunicação entre grandes complexidades e lógicas culturais bastante díspares. Organizam uma interação entre os diferentes sistemas comunicativos que tenham a capacidade de criar lugares simbólicos e práticos, processos de interação que permitam as práticas das relações sociais de forma consensual.

MOURA, Carlos André Silva de; SILVA, Eliane Moura da; UZUN, Júlia Rany Campos; SOUZA, Sara Cristina (Org.). História, Narrativas e Religiões: diálogos sob o olhar da cultura. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2018.

Nos últimos anos, os pesquisadores dos grupos aqui elencados têm se dedicado a realizar publicações autorais e coletâneas, com o ob­jetivo de compreender as diversas formas de manifestação das reli­giões. Entre as suas preocupações, entender as religiões a partir de uma abordagem da História Cultural, com a possibilidade de compreen­der o conceito no plural, tem sido um de seus principais focos. É a par­tir desta proposta que o livro História, narrativas e religiões: diálogos sob o olhar da cultura foi pensado, com o enfoque das religiões como um problema de pesquisa diverso, com múltiplos olhares e direciona­mentos.

MOURA, Carlos André Silva de. Histórias Cruzadas: intelectuais no Brasil e Portugal Durante a Restauração Católica (1910-1942). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2018.

Desde os anos 1990, estudos comparativos abordando instituições do Brasil e de Portugal vêm demonstrando quanto a independência brasileira não constituiu um efetivo distanciamento entre as duas nações. Ao invés disso, percebe-se, nos séculos XIX e XX, um estreito diálogo entre governantes, políticos e intelectuais dos dois lados do Atlântico, do qual resultou um variado e importante conjunto de realizações. Ao investigar o processo de separação Igreja-Estado em Portugal e no Brasil, este livro exemplifica com precisão e rigor documental tal troca de experiências, em especial os procedimentos que efetivaram a "restauração" e "(re)politização" dos espaços da Igreja Católica enquanto instituição político-religiosa no período (1910-1942) de consolidação das repúblicas brasileira e portuguesa.

Prof.ª Dr.ª Izabel Andrade Marson, Livre-docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, São Paulo, Brasil)

Em Histórias Cruzadas: Intelectuais no Brasil e em Portugal durante a Restauração Católica (1910-1942), Carlos André Silva de Moura apresenta-nos um excelente estudo simultaneamente comparativo e transnacional das relações entre as Igrejas Católicas brasileira e portuguesa e os seus intectuais na primeira metade do século XX.

Prof. Dr. António Costa Pinto, Universidade de Lisbia / Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Editora e livraria

SANTOS, Mário Ribeiro dos. Noites Festivas de Junho: histórias e representações do São João no Recife (1910 - 1970). Recife: UFPE, 2018.

O livro "Noites Festivas de Junho: histórias e representações do São João no Recife (1910-1970) analisa as as formas de representação das festas juninas entre os diferentes grupos sociais, analisando como se apropriam dos espaços públicos da cidade nas noites de São João, quais as práticas cotidianas empreendidas pelos sujeitos, entre outras invenções, símbolos e significados, que contribuem para evidenciar diferenças culturais, onde tantos outros apenas percebem uniformização e ausência de conflitos. Este trabalho também contribui para desnaturalizar discursos de autenticidade e de uma pretensa origem dos signos de ruralidade presentes nas roupas, músicas, danças, entre outros elementos culturalmente associados às festas juninas. O diálogo com os diversos tipos de fontes: jornais, revistas, crônicas, romances, memórias, documentos oficiais, constitui uma das singularidades do trabalho, o qual soma-se à pluralidade de opiniões e à multiplicidade de conceitos que proporcionam densidade e colaboram para que a pesquisa dessa temática ganhe uma nova abordagem, distanciando de um único pensamento norteador da sua escrita.

MOURA, Carlos André Silva de; SANTOS, Mário Ribeiro dos (Org.). Ultrapassando Fronteiras: narrativas e reflexões para o Ensino de História. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2020.

A coletânea Ultrapassando Fronteiras: narrativas e reflexões para o Ensino de História foi estruturada pelos integrantes do Grupo de Pesquisa História das Religiões e Práticas Culturais, do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória - UPE), o material é resultado da reunião de pesquisadores e docentes de diferentes instituições do Brasil. Com experiência na formação de professores, desenvolvimento de projetos inovadores e atuação em sala de aula, os seus textos têm o objetivo de contribuir com a ação de docentes e o trabalho no ambiente escolar.

MOURA, Carlos André Silva de; MARROQUIM, Dirceu; HELGEN, Erika (Org.). Histórias Transnacionais: intelectuais, devoções e ordens católicas na América Latina durante o século XX. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.

O livro procurou refletir sobre as dimensões das identidades coletivas em relação aos destinos da Igreja Católica na América Latina, com conexões narrativas apesar da variedade dos contextos políticos. Foi preocupação trazer, a partir de novas perspectivas historiográficas, a(s) história(s) dos catolicismos de uma maneira que busque complexificar seus atores históricos. Nesse sentido, a obra foi dividida em duas partes, I - Corporações, Devoções e Formação dos Espaços Eclesiásticos e II - Análises Transnacionais: política e religiões no século XX, compostas por artigos que realizam discussões que estão além das fronteiras geopolíticas e são conectadas por interesses coletivos adaptados aos contextos locais. 

MOURA, Carlos André Silva de; COSTA, Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes; SILVA, Drance Elias da (Org.). Sociologia, Religiões e Modernidade: ensaios em homenagem a Roberto Motta. Recife: Edupe, 2020.

A obra em homenagem ao professor e pesquisador Roberto Motta, in­titulada "Sociologia, Religiões e Modernidade: ensaios em homenagem a Roberto Motta", é um reconhecimento da sua rica contribuição ao desenvol­vimento científico na área das Ciências Humanas, onde tem devotado o seu tempo na busca por compreender a teia das relações entre as religiões e a sociedade. Sabemos que grande parte da sua produção intelectual se refere à temática afro-brasileira, mas alertamos que também publicou estudos sobre Max Weber, Igreja Católica, devoções, dentre vários outros assuntos. O bre­ve perfil intelectual apresentado destaca os rumos da sua exitosa formação, com a expressão do caminho que adensou a sua vocação para o exercício da docência e pesquisa, internacionalmente reconhecido.

MOURA, Carlos André Silva de; UZUN, Júlia Rany Campos (Org.). História, Religiões e Educação: espaços do político. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2021.

A coletânea foi dividida em duas partes. A primeira, intitulada "Religiões, Política e Ensino de História: diálogos a partir da cultura", levanta debates sobre os diálogos entre o papel da religião em sala de aula, dentro do componente curricular de História, e os jogos políticos criados em diversos contextos para o silenciamento (ou para a implantação) dos programas que privilegiassem as diversidades. A segunda parte, sob o título de "História e Religiões: debates e políticas para a convivência religiosa", apresenta discussões sobre os jogos de poder entre as religiões e as esferas políticas, incluindo as várias negociações, estratégias e práticas, principalmente no campo da educação no Brasil. Os capítulos também analisam os debates, políticas e espaços que colaboram para as práticas da tolerância, seja por meio de formas de militância ativa ou ações governamentais.

O livro "Manoelzinho Salustiano: história de um mestre no terreiro" apresenta parte da história de vida do multiartista e mestre da cultura, com suas contribuições para os diferentes segmentos artísticos no Brasil. A obra é resultado das pesquisas dos professores Carlos André Silva de Moura, Mário Ribeiro dos Santos e Sandra Simone Moraes de Araújo, com prefácio do Prof. Dr. Pedro Henrique de Barros Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco, apresentação do Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, e contracapa da Vice-governadora Luciana Barbosa de Oliveira Santos e dos professores Maria Auxiliadora e João Alysson, diretora e vice-diretora da UPE - Campus Mata Norte.

ARAÚJO, Sandra Simone Moraes de; SANTOS, Mário Ribeiro de (Org.). Narrativas urbanas: práticas de pesquisa e escrita de novas histórias. RECIFE: EDUPE, 2022.

Dos encontros-aula da disciplina Cidade, Patrimônio Urbano e Ensino de História ministrada no segundo semestre de 2020, no Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte nasceu a ideia deste livro. Um lugar de enunciação construído a partir da interação entre docentes e discentes num movimento intenso de descobertas, de relações afetuosas e de reflexões sobre lugares-temas invisibilizados historicamente por saberes acadêmicos, que desqualificam a produção de conhecimentos fora do limiar da lógica dominante.

Na contramão desse projeto colonial hierarquizante de epistemologias, apresentamos este trabalho, trazendo em primeiro plano o movimento de construção e reconstrução das cidades e de suas gentes, deslocamento necessário para a gestação de um universo infinito de símbolos impossíveis de serem estudados na sua totalidade, mas importantes para serem compreendidos nas suas singularidades. A despeito desse contexto que não se permite ser avaliado sem o desencaixe das ideias preconcebidas, acreditamos que este trabalho tem um papel importante para ampliarmos o campo de análise do Ensino de História, sobretudo, porque apresenta a temática das cidades a partir das múltiplas experiências do vivido/imaginado, estabelecendo relações próprias nas quais os sujeitos criam novas formas de entendimentos, subjetividades e sociabilidades.

ARAÚJO, Sandra Simone Moraes de. Quantas feiras? memórias e histórias sobre feiras de Pernambuco. Recife: EDUPE, 2019.

NASCIMENTO, Ademir. M.; ARAÚJO, Sandra Simone Moraes de (Org.). Pesquisa em políticas públicas: teorias e aplicações. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.

ARAÚJO, Sandra Simone Moraes de. Composição fotográfica: conceitos básicos. 1. ed. Recife: EDUPE, 2018. v. 1. 40p .

 Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte    Laboratório de Estudos da História das Religiões – LEHR        Rua Amaro Maltez, 201, Centro, Nazaré da Mata – PE.            CEP: 55.800-000.
Todos os direitos reservados 2017
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora