Publicações do LEHR

A parceria desenvolvida entre os integrantes do LEHR e os componentes de outras instituições de ensino e pesquisa tem contribuído para a publicação de materiais importantes para a historiografia, com abordagens sobre as religiões, a teoria da história e o ensino da história. O material pode ser adquirido nas principais livrarias do país ou em contato direto com o Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR). 

MOURA, Carlos André Silva de; MOURA, Eliane da Silva; MOREIRA, Harley Abrantes (orgs.).Missões, Religião e Cultura: estudos de História entre os séculos XVIII e XX. Curitiba: Prismas, 2017.


As missões não são causa ou efeito da descoberta do Novo Mundo. Não são um problema cronológico ou causal e sim um problema cosmológico, antropológico e histórico. Não é apenas um aspecto da cristianização do mundo. É um caminho sistemático, complexo, inter-relacional, duradouro, cheio de imprevistos, mas que estabeleceram redes sociais e simbólicas que acabaram colocando as ortodoxias religiosas em crise diante do pluralismo imprevisível que surgiu com novas línguas, culturas e desafios comunicacionais. Nas missões, a religião se torna a linguagem intercultural por excelência da modernidade. Em seu interior surgem vocabulários, idiomas, gramáticas, baseados na necessidade de comunicação entre grandes complexidades e lógicas culturais bastante díspares. Organizam uma interação entre os diferentes sistemas comunicativos que tenham a capacidade de criar lugares simbólicos e práticos, processos de interação que permitam as práticas das relações sociais de forma consensual.